Ir para o conteúdo principal
A Terra

Terra

A Terra, dizem os cientistas, existe há quatro bilhões de anos, mas só, em 1968, há pouco mais de 40 anos, que pudemos vê-la com nitidez: “Quando eu me encontrava preso na cela de uma cadeia, foi que vi, pela primeira vez, as tais fotografias em que apareces inteira! Porém, lá não estavas nua, e, sim, coberta de nuvens!” (Caetano). Foi, mais ou menos, nessa época que a humanidade, ou parte dela, começou a se preocupar com a preservação ambiental: “Estão te maltratando por dinheiro! Tu que és a nave, nossa irmã! E nos alimenta com seus frutos!” (Beto Guedes). E isso só é possível porque aqui o que não falta é água, pelo menos, por enquanto: “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão! Águas que banham aldeias e matam a sede da população! Terra! Planeta Água!” (Guilherme Arantes). De bônus, o que também não pode faltar é paz: “O planeta calma será Terra! O planeta sonho será Terra! A harmonia será Terra! A dissonância será bela!” (14 Bis). (Texto Márcio Salema)

  • 1

    Quando lhe vi inteira

    “Quando eu me encontrava preso na cela de uma cadeia, foi que vi, pela primeira vez, as tais fotografias em que apareces inteira! Porém, lá não estavas nua, e, sim, coberta de nuvens! Terra! Que a força-mãe dê coragem pra gente te dar carinho!”

    'Terra', de Caetano Veloso
  • 2

    O mais bonito dos planetas

    “És o mais bonito dos planetas! Estão te maltratando por dinheiro! Tu que és a nave, nossa irmã! E nos alimenta com seus frutos! Tu que és, do homem, a maçã! Deixa nascer o amor! Deixa crescer o amor! O sal da terra!”

    'O Sal da Terra’, de Beto Guedes e Ronaldo Bastos
  • 3

    Planeta Água

    “Águas escuras dos rios que levam a fertilidade ao sertão! Que banham aldeias e matam a sede da população! Águas que movem moinhos são as mesmas águas que encharcam o chão! E sempre voltam humildes pro fundo da terra! Terra! Planeta Água!”

    'Planeta Água’, de Guilherme Arantes
  • 4

    Planete Sonho

    “O planeta calma será Terra! O planeta sonho será Terra! Aqui também é bom lugar de se viver! Bom lugar será! O que, não sei, mas será! A harmonia será Terra! A dissonância será bela!”

    'Planeta Sonho’, de Vermelho, Venturini e Márcio Borges

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.