Ir para o conteúdo principal
De Norte a Sul

Rio, eu gosto de você!

A cidade do Rio de Janeiro já inspirou uma infinidade de músicas que enaltecem as suas belezas naturais, afinal, são tantas, mas vale dizer que a maioria dessas músicas é bem antiga. A mais famosa é uma marchinha, de 1934: “Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Coração do meu Brasil! Berço do samba e das lindas canções, que vivem na alma da gente! És o altar dos nossos corações, que cantam alegremente!” (Aurora Miranda). Em 1954, o Rio ganhou uma declaração de amor em forma de valsa: “Rio de Janeiro, gosto de você! Gosto de quem gosta deste céu, deste mar, desta gente feliz!” (Lúcio Alves). Em 1962, foi a vez do samba: “Rio, seu mar, praias sem fim! Rio, você foi feito pra mim! Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você!” (Os Cariocas). De bônus, uma música que você talvez nem saiba que é tão antiga, de 1969, afinal, parece sempre atual: “O Rio de Janeiro continua lindo! Continua sendo o Rio de janeiro, fevereiro e março!” (Gilberto Gil). (Texto de Márcio Salema)

  • 1

    Cheia de encantos mil

    Cidade maravilhosa, cheia de encantos mil! Coração do meu Brasil! Berço do samba e das lindas canções que vivem na alma da gente! És o altar dos nossos corações, que cantam alegremente! Terra que a todos seduz!”

    ‘Cidade Maravilhosa’, de André Filho
  • 2

    Gosto de você

    “Vento do mar no meu rosto, e o sol a queimar! Calçada cheia de gente a passar e a me ver passar! Rio de Janeiro, gosto de você! Gosto de quem gosta deste céu, deste mar, desta gente feliz! O amor estava em tudo o que vi!”

    ‘Valsa de uma cidade’, de Antônio Maria e Ismael Neto
  • 3

    Eu gosto de você

    “Minha alma canta, vejo o Rio de Janeiro! Estou morrendo de saudades! Rio, seu mar, praias sem fim! Rio, você foi feito pra mim! Este samba é só porque, Rio, eu gosto de você! A morena vai sambar! Seu corpo todo balançar!”

    'Samba do Avião', de Tom Jobim
  • 4

    O Rio continua lindo

    O Rio de Janeiro continua lindo! O Rio de Janeiro continua sendo o Rio de janeiro, fevereiro e março! Alô, alô, Realengo! Alô, torcida do Flamengo! Todo o povo brasileiro! Aquele abraço!”

    ‘Aquele abraço’, de Gilberto Gil

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.