Ir para o conteúdo principal
Drogas

Droga e Diversão

A relação entre droga e diversão faz parte da vida da humanidade há séculos, por mais que certas drogas sejam proibidas aqui ou ali. No Brasil, já houve época em que nem se podia falar abertamente sobre o assunto, mas, nos anos 1980, com o fim da Censura, passou a ser tema de várias músicas. Ora era a droga mais comum desde sempre, o álcool: “Então, é outra noite num bar, um copo atrás do outro! Dá pra me arrumar um cigarro? Eu só queria me divertir!” (Capital). Ora não ficava claro qual a droga: “Mais uma dose? É claro que eu tô a fim! A noite nunca tem fim! Cem gramas, sem drama!” (Barão). Ora ficava subentendido: “Ei, menino branco, o que você faz aqui, subindo o morro pra tentar se divertir? Mas já disse que não tem! E você ainda quer mais!” (Legião). De bônus, quando o efeito não é o esperado: “Às vezes, qualquer um faz qualquer coisa por sexo, drogas e diversão! Tudo isso, às vezes, só aumenta a angústia e a insatisfação!” (Titãs). (Texto de Márcio Salema)

  • 1

    Um copo atrás do outro

    “Então, é outra noite num bar, um copo atrás do outro! Procuro trocados no meu bolso, dá pra me arrumar um cigarro? Não consigo mais me concentrar! Vou tentar alguma coisa para melhorar! Eu só queria me divertir!”

    'Leve desespero’, de Fê e Flavio Lemos, Jones e Dinho
  • 2

    Cem gramas, sem drama

    Mais uma dose? É claro que eu tô a fim! A noite nunca tem fim! Por que que a gente é assim? Canibais de nós mesmos! Antes que a terra nos coma! Cem gramas, sem drama! Por que que a gente é assim?”

    'Por que a gente é assim?’, de Cazuza, Frejat e E. Neves
  • 3

    Já disse que não tem

    “Ei, menino branco, o que você faz aqui, subindo o morro pra tentar se divertir? Mas já disse que não tem! E você ainda quer mais! Por que você não me deixa em paz? Em vez de luz, tem tiroteio no fim do túnel!”

    'Mais do mesmo’, de Russo, Rocha, Villa-Lobos e Bonfá
  • 4

    Efeito inverso do esperado

    “Às vezes, qualquer um faz qualquer coisa por sexo, drogas e diversão! Tudo isso, às vezes, só aumenta a angústia e a insatisfação! Às vezes qualquer um enche a cabeça de álcool atrás de distração! Nada disso, às vezes, diminui a dor e a solidão!”

    'Diversão', de Nando Reis e Sérgio Britto

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.