Ir para o conteúdo principal
Carnaval

Rei Momo

A tradição de se coroar um Rei Momo pra comandar a folia durante o Carnaval começou no Rio de Janeiro, em 1933, e foi inspirada em ‘Momus’, deus do deboche e da ironia na mitologia grega. Como rei, Momo tem o poder de espalhar alegria entre seus súditos: “O povo vai viver doce ilusão se extasiando no jardim da sedução! Alegria já contagiou! A ordem do rei é brincar quatro dias sem parar!” (Portela). É isso, rei não pede: “O rei mandou cair dentro da folia! E lá vou eu! Eu vou tomar um porre de felicidade! Vou sacudir, eu vou zoar toda a cidade!” (União da Ilha). A alegria é uma determinação real. Portanto, obedeça: “O rei mandou sambar! O rei mandou vadiar! No carnaval das ilusões! Vou me embalar na poesia do amor e sedução! Extravasando de alegria o meu coração!” (Portela). De bônus, seja feliz, ainda que seja só por quatro dias: “Sorria! O samba mata a tristeza da gente! Quero ver o meu povo contente! Do jeito que o rei mandou!” (João Nogueira). (Texto Márcio Salema)

  • 1

    Brinque 4 dias sem parar

    “Chegou o carnaval! Eu quero saber só da folia! Nesta festa que irradia sonhos mil, felicidades! O povo vai viver doce ilusão se extasiando no jardim da sedução! A alegria já contagiou! A ordem do rei é brincar quatro dias sem parar!”

    'Incrível, Fantástico, Extraordinário’, de David Correa, J. Rodrigues e Tião Nascimento
  • 2

    Caia dentro da folia

    O rei mandou cair dentro da folia! E lá vou eu! O Sol que brilha nessa noite vem da Ilha! Lindo sonho que é só meu! Vem, amor! Na poesia, vem rimar sem dor! Eu vou tomar um porre de felicidade! Vou sacudir, vou zoar toda a cidade!”

    'Festa Profana’, de de Bujão, Franco e J. Brito
  • 3

    Extravase sua alegria

    “De pluma, ouro, prata ou de lata, as coroas têm as suas tradições! O rei mandou sambar! O rei mandou vadiar! No carnaval das ilusões! Vou me embalar na poesia do amor e sedução! Extravasando de alegria o meu coração!”

    'A Ressurreição das Coroas’, de Hilton Veneno e Mazinho Da Piedade
  • 4

    Sorria

    Sorria! Vai haver Carnaval de verdade! O samba não se acabou! Sorria! Que o samba mata a tristeza da gente! Quero ver o meu povo contente! Do jeito que o rei mandou!”

    'Do jeito que o rei mandou’, de João Nogueira e Zé Catimba

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.