Ir para o conteúdo principal
O brasileiro

Pacato Cidadão

O brasileiro tem fama de pacífico, mas será que é mesmo? Há quem o considere mais passivo do que pacífico. Nos anos 1990, o Skank chamou atenção para a passividade do brasileiro, que, raramente, vai pra rua reclamar do que não acha certo: “A nossa indignação é uma mosca sem asas! Não ultrapassa as janelas de nossas casas! Indignação indigna! Indigna inação!” (‘Indignação’). Não é qualquer reforma constitucional ou caso de corrupção que faz o brasileiro se revoltar: “Pacato cidadão, eu te chamei a atenção não foi à toa, não! Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder? Qualquer coisa que se queira, saber querer!” (‘Pacato Cidadão’). Tem brasileiro que se contenta com esmola: “Essa cota miserável da avareza! Se o país não for pra cada um, não vai ser pra nenhum!” (‘Esmola’). De bônus, vai pra rua: “Se a população não é ouvida, tem que se fazer ouvir! Se nunca foi respeitada, tá na hora de se fazer respeitar!” (‘Multidão’). (Texto de Márcio Salema)

  • 1

    Indigna inação (1994)

    “Eu fiquei indignado! Ele ficou indignado! A massa indignada! Duro de tão indignado! A nossa indignação é uma mosca sem asas! Não ultrapassa as janelas de nossas casas! Indignação indigna! Indigna inação!”

    'Indignação’, de Samuel Rosa e Chico Amaral
  • 2

    Pra que tanta TV? (1995)

    Pacato cidadão, eu te chamei a atenção não foi à toa, não! C’est fini la utopia! Pra que tanta TV, tanto tempo pra perder? Qualquer coisa que se queira, saber querer! Se abolir a escravidão do caboclo brasileiro, numa mão, educação, na outra, dinheiro!”

    'Pacato Cidadão’. de Samuel Rosa e Chico Amaral
  • 3

    Chega de esmola (1994)

    “Eu tô cansado de dar esmola! Em qualquer lugar que eu passo, é isso agora! Essa cota miserável da avareza! Se o país não for pra cada um, pode estar certo, não vai ser pra nenhum! Uma esmola pro que resta do Brasil!”

    'Esmola’, de Samuel Rosa, Chico Amaral e B Negão
  • 4

    A voz do povo (2014)

    Se a população não é ouvida, tem que se fazer ouvir! Se nunca foi respeitada, tá na hora de se fazer respeitar! Chega de sermos cidadãos esmagados. oprimidos e violentados pelo Estado! Vampirizados pela maior parte da classe dominante!”

    'Multidão', de Samuel Rosa e Nando Reis

Nenhum comentário ainda!

Seu endereço de E-mail não será publicado.