Ir para o conteúdo principal
Samba

A Luz da Inspiração

Como nasce um samba? De onde vem a inspiração? Quem entende do assunto tenta explicar: “Ela é uma luz que chega de repente! Com a rapidez de uma estrela cadente! E o poeta se deixa levar por essa magia! E o verso vem vindo, e vem vindo uma melodia!” (João Nogueira). Magia, essa é a palavra: “A Lua que brilha no céu reflete no meu caminhar a luz da inspiração! Ao som da viola surge a melodia! Parece alquimia, é tanta magia que o samba nos traz! A Lua dana a brilhar lá no céu! Eu vejo o samba brotar no papel!” (Diogo Nogueira). É algo inexplicável: “Quando um poeta se encontra sozinho num canto qualquer do seu mundo, vibram acordes, surgem imagens, soam palavras, formam-se frases! Quando surge a luz da criação no pensamento, ele trata com ternura o sofrimento! E afasta a solidão!” (Paulinho da Viola). De bônus, uma certa luz: “Meu poeta camarada, perdoa essa canção improvisada em tua inspiração! De todo o coração!” (Toquinho). (Texto de Márcio Salema)

  • 1

    Chega de repente

    “Não precisa se estar nem feliz nem aflito, nem se refugiar em lugar mais bonito, em busca da inspiração! É uma luz que chega de repente! Com a rapidez de uma estrela cadente! E o poeta se deixa levar por essa magia! E o verso vem vindo, e vem vindo uma melodia!”

    'Poder da Criação’, João Nogueira
  • 2

    É tanta magia

    “A Lua que brilha no céu reflete no meu caminhar a luz da inspiração! Seja onde for! Ao som da viola surge a melodia! Parece alquimia, é tanta magia que o samba nos traz! E a Lua dana a brilhar lá no céu! Eu vejo o samba brotar no papel!”

    'Lua de um poeta’, Diogo Nogueira
  • 3

    Surge no pensamento

    “Quando um poeta se encontra sozinho num canto qualquer do seu mundo, vibram acordes, surgem imagens, soam palavras, formam-se frases! Quando surge a luz da criação no pensamento, ele trata com ternura o sofrimento! E afasta a solidão!”

    'Quando bate uma saudade’, Paulinho da Viola
  • 4

    De todo o coração

    “Poeta, meu poeta camarada! Perdoa essa canção improvisada em tua inspiração! De todo o coração! Da moça e do violão, do fundo!  Poeta, poetinha vagabundo, quem dera todo mundo fosse assim como você?”

    'Samba pra Vinicius’, de Toquinho e Chico Buarque

2 Respostas para “A Luz da Inspiração”

  1. Eu adoro samba!! O que é, o que é? Do Gonzaguinha é um dos mais bonitos, na minha opinião. Tenho gostado de ouvir Eu Mudei, com a Zélia Duncan. Enfim, tantos sambas maravilhosos. Muito bom ver as homenagens neste centenário. Parabéns pela escolha.

Seu endereço de E-mail não será publicado.